Gastromundi organiza mais um Concurso Gastronômico do Kerb de Dois Irmãos

No dia 27 de setembro ocorreu o 5º Concurso Gastronômico, em meio aos festejos do 189º Kerb de São Miguel, em Dois Irmãos.

A disputa, que tem como objetivo resgatar a influência da gastronomia germânica, foi novamente organizada pela Gastromundi e contou com 7 participantes. Uma das exigências do concurso foi a comercialização dos pratos, como forma de resgate e divulgação da culinária tipicamente alemã.

Os pratos foram avaliados por especialistas em gastronomia, dentre eles Ademir Junior, Chef da Gastromundi, que usou todo seu conhecimento para a análise dos deliciosos e criativos pratos.

O grande vencedor foi a pancetta defumada recheada com batata doce, criada por Leandro Wasem, do Dogão Lanches. Os 3 primeiros colocados foram premiados com equipamentos de cozinha.

Mais uma vez, a Gastromundi cumpriu seu papel de incentivadora da culinária de raiz, auxiliando na valorização da comida tradicional e dos costumes regionais.

 

Experimente! Uma noite para celebrar os sentidos!

No último dia 18 de setembro, a Gastromundi, em parceria com a Selva Network, promoveu o Experimente!, um grupo aberto – e descontraído – de harmonização entre comida e vinhos.

Orientado pelos Sommeliers Vinícius Santiago e Manuela Guedes, juntamente com a Chef Marina Guedes, o evento abordou uma troca de experiências leve e contou com a presença de participantes profissionais da área, o que abrilhantou ainda mais a noite.

As harmonizações feitas com pratos e vinhos gaúchos, agradaram a todos os paladares, surpreendendo os presentes e valorizando o que é da nossa terra. Todos saíram do local encantados, surpresos e emocionados com a experiência vivida, já querendo saber a data da próxima edição, que será divulgada em breve.

Harmonizações:

  • Tartare de charque com moranga assada e chutney de bergamota

Casa Pedrucci – Brut rosé

  • Polenta mole com polpeta de carne bovina, molho vermelho rústico e queijo colonial tostado

Aracuri – Campos Altos – Cabernet Sauvignon

  • Tulipinha de frango glaceada na geleia de pimenta

Luiz Argenta – LA Clássico – Chardonnay

  • Carré de cordeiro assado na brasa, purê de aipim e crisp de linguiça paio

Casa Valduga – Terroir Identidade – Arinarnoa

  • Cheescake com calda de quentão, crumble de mel, especiarias e noz pecan

Campos de Cima – Tannat licoroso

 

As belas fotos são do nosso parceiro Deivis Lopes.

 

 

Gastromundi apresenta: EXPERIMENTE! COMIDA E VINHO HARMONIZADOS COM VOCÊ!

A Gastromundi promoverá uma noite especial, onde comida e vinho estarão em perfeita harmonia com as pessoas!

De uma forma leve e descontraída, os Sommeliers Vinícius Santiago e Manuela Guedes, juntamente com a Chef Marina Guedes proporcionarão uma noite onde o foco não está nas regras, mas na experiência sensorial de cada um.

O objetivo é fazer com que cada participante tenha sua experiência individual valorizada, podendo compartilhar suas percepções e preferências, a partir dos pratos servidos e dos vinhos harmonizados.

Nesta edição, o menu degustação terá influência da culinária gaúcha. Cada uma das 5 etapas será harmonizada com um vinho diferente.

As vagas são limitadas! Inscreva-se através do link: https://bit.ly/2Pvz0Y0

Dia: 18/09
Horário: 19h30min
Local: Selva Network (Rua Gomes Portinho, 1021, Jardim Mauá, Novo Hamburgo)
Valor: R$ 120,00

Permita-se! Liberte-se! Experimente!

MENU:
– Tartare de charque com moranga assada e chutney de bergamota
– Polenta mole com polpeta de carne bovina, molho vermelho rústico e queijo colonial tostado
– Tulipinha de frango glaceada na geleia de pimenta
– Carré de cordeiro assado na brasa, purê de aipim e crisp de linguiça paio
– Cheescake com calda de quentão, crumble de mel, especiarias e noz pecan

Experimente!

Experimente!

Arraiá pra lá de bão! Gastromundi entra no clima das festividades juninas!

No dia de São João, a Gastromundi teve o prazer de realizar uma linda e divertida Festa Junina!

O menu foi inteiramente temático, contando com comidas típicas bem conhecidas e algumas que foram resultado das mentes criativas dos nossos chefs Marina Guedes e Ademir Junior.

Uma carriola decorada com bandeirinhas oferecia aos convidados além de pipoca, pinhão e milho no palito, delícias como buraco quente de carne de panela e parmesão, bolo de fubá no potinho, pé-de-moleque de leite condensado e brownie de chocolate amargo. Chamou a atenção dos caipiras presentes um lindo mini cupcake de paçoca recheado de mousse de doce de leite.

O mini xixo iniciou as porções quentes, seguido do escondidinho de carne de panela com purê de moranga cabotiá e farofa de pinhão. Para finalizar, o couscous de vegetais, azeitonas e camarões encantou a todos.

É claro que em uma boa Festa Junina não pode faltar quentão! Para completar a tradição caipira, uma ilha de cachaças ajudou a aquecer a noite fria de inverno.

E como doce nunca é demais, o encerramento foi por conta da sobremesa: sorbet de caipirinha, gingerbread (pão de ló com gengibre e especiarias), calda de rapadura e amendoim crocante. Nada melhor que uma noite caipira do início ao fim para celebrar uma das festas mais típicas da nossa cultura!

 

Gastromundi realiza palestra sobre PANCS – plantas alimentícias não convencionais!

No início de junho, a chef executiva da Gastromundi, Marina Guedes, palestrou sobre as PANCS – plantas alimentícias não convencionais.

Em parceria com a Selva Network, o evento gratuito contou com a participação de diversos segmentos da comunidade hamburguense, como profissionais da gastronomia, agricultores, educadores ambientais e interessados no assunto.

A chef Marina Guedes fez o público mergulhar no universo dessas plantas curiosas – inclusive fazendo-o provar algumas – , muitas com um alto valor nutritivo e que estão ao nosso alcance. Os ouvintes foram surpreendidos ao saberem que algumas flores, raízes e plantas conhecidas, como o pinhão, são classificadas como PANCS.

Um ponto bastante relevante da palestra foi a importância de conhecermos as espécies antes de as utilizarmos em preparos. A chef ensinou algumas dicas para identificá-las e diferenciá-las de plantas tóxicas, enfatizando que, em caso de dúvidas, um profissional ou uma fonte confiável devem ser consultados.

Para finalizar, os convidados foram agraciados com um risotto de taioba com cúrcuma, feito na hora, e um bolo de casca de banana (sim, a casca da banana é uma PANC!).

Prêmio Marcas que Marcam, do CDL-NH, contou com a gastronomia da Gastromundi!

No último dia 13 de abril, a Gastromundi teve o prazer de participar do evento Marcas que Marcam, realizado pela Câmara de Dirigentes Logistas – CDL, de Novo Hamburgo.

A tradicional premiação às empresas mais lembradas pela população hamburguense, é fruto de uma pesquisa coordenada pela Universidade Feevale. O evento contou com 250 convidados, dentre eles autoridades do município e do estado, assim como os dirigentes de empresas locais reconhecidas nacional e internacionalmente.

Os presentes puderam degustar um menu à inglesa, onde os garçons serviram os convidados a partir de travessas com delícias como Costelinha ao Molho Barbecue caseiro (assada na brasa) e Filé Mignon ao Molho Cabernet com Champignon. A Sobrecoxa Desossada de Frango recheada de Bacon e Gorgonzola foi a preferência por unanimidade, motivando muitos comentários e desejos por “mais um pedacinho”.

A Torta Brownie de Chocolate, Nozes e Doce de Leite, com Sorbet de Framboesa e Ganache de Chocolate Meio Amargo encerrou o jantar de forma especial, dando um gostinho ainda mais doce para essa noite encantadora.

Fotos: Fábio Winter & Lu Freitas

 

Gastromundi realiza casamento com menu totalmente vegetariano!

Uma proposta desafiadora para qualquer empresa de gastronomia é fazer um menu 100% vegetariano. E mais: com diversas opções veganas (sem nenhum insumo de origem animal)!

Essa foi a proposta do casamento realizado no último final de semana, no Ipanema Sports, em Porto Alegre, a pedido dos noivos.

Para nós, o objetivo principal era apresentar sabor aos 150 convidados, desmistificando a ideia de que esse tipo de alimento “não tem gosto”. O resultado veio através da satisfação das pessoas, surpreendidas pela variedade de pratos, sabores e, também, pela forma de apresentação.

Oferecemos um menu completo, com canapés, diversos pratos no buffet e sobremesa empratada. Foi um momento especial, onde tivemos a oportunidade de ajudar a difundir um tipo de alimentação que está sendo cada vez mais adotada e valorizada no mundo todo.

Gastromundi realiza casamento na Caza Wilfrido, umas das mais belas casas de festas de Gramado.

No último dia 10 de março, a Gastromundi participou de um encantador casamento que teve como cenário a Caza Wilfrido, uma construção de 1925 erguida por descendentes de imigrantes italianos. A casa foi reformada em 2013 e em 2015 passou a fazer parte do roteiro de grandes comemorações em Gramado.

Para evidenciar o estilo rústico do local, uma bela ilha de charcutaria, pães e antepastos recepcionou os convidados logo após a cerimônia: queijos burrata, brie e provolone, Jamón Serrano, carpaccio de rosbife e pães de fermentação natural – de fabricação própria – eram algumas das delícias.

Já na ilha de pratos quentes, a atração foi o risotto de parmesão com alho poró servido dentro de um grande queijo parmesão. O espetinho Al Mare, com lulas e camarões crocantes, também fez sucesso.

Para fechar a noite, o trio de sobremesas, servido numa louça especial de granito negro, chamou a atenção de todos: mil folhas de doce de leite, sorvete de pistache e mousse de chocolate meio amargo com frutas vermelhas e physalis, fez as câmeras dos celulares trabalharem bastante para alimentar as redes sociais dos convidados.

Estilo de serviço, louças, tipo de alimentação e decoração dos pratos foram muito bem estudados para que harmonizassem com a elegância dos noivos e seus convidados, evidenciando as belezas e particularidades da casa.

 

Chef Marina Guedes, da Gastromundi, é jurada na final da “Batalha dos Cozinheiros” da Comlines Tramontina.

No último dia 20 de dezembro ocorreu a final da “Batalha dos Cozinheiros”, uma divertida proposta para a gincana interna da Comlines Tramontina.

Com o objetivo de integrar a equipe e proporcionar um aprendizado prático com a utilização dos produtos da marca, a competição, iniciada em abril, teve sua final com uma receita da chef Marina Guedes: salmão grelhado em crosta de gergelim com shimeji ao teriyaki, acompanhado de purê de mandioquinha e crisp de bifum.

Os competidores tiveram a oportunidade de aprender a receita com sua criadora, prová-la e, então reproduzi-la em 1h30min. Ao final, todos os pratos foram degustados e avaliados pela nossa chef e pelo sócio-diretor da Gastromundi, Felipe Melo, que indicaram como grande vencedora a equipe Batedeira – as equipes tinham os nomes dos produtos da Tramontina e nas primeiras etapas da competição tiveram que usar esses produtos em suas receitas.

Esta foi uma ideia divertida, que proporcionou aos colaboradores da empresa momentos de convívio descontraído, indo além daquele vivenciado no trabalho. A Gastromundi se sentiu honrada em poder participar desse momento, ajudando a difundir a gastronomia de uma forma tão especial e leve. Este é o nosso principal objetivo.